raquel@raquellotti.com

(21) 3431-3512  - (21) 3030-3927  - (21) 96865-3741

My Image

DURAÇÃO DO TRATAMENTO

My Image

O tratamento ortodôntico pode durar alguns meses a até três anos. Esse tempo varia de acordo com diversos fatores. Esses fatores podem ser: grau de severidade da má-oclusão, agentes etiológicos causadores da malocusão, tipo de crescimento, necessidade ou não de extrações, idade do paciente, resposta biológica, grau de higiene bucal, adesão e assiduidade as consultas e o uso de aceleradores da movimentação ortodôntica.

Quando se trata de crianças, em alguns casos uma rápida intervenção de poucos meses, pode ser o suficiente para restabelecer o desenvolvimento da oclusão, o que chamamos de Ortodontia Interceptativa. Em outras situações mais severas, pode ser necessário anos de acompanhamento e intervenções durante o crescimento da face de um adolescente para atingir os resultados ideais. Portanto, quanto mais cedo realizarmos uma intervenção melhores resultados e menor tempo serão atingidos.


Em uma idade ainda mais precoce pode-se realizar a prevenção de problemas ortodônticos. A orientação sobre a importância do aleitamento materno e a eliminação de hábitos inadequados de sucção de chupetas, dedo e posicionamento inadequado da língua são bons exemplos de procedimentos preventivos. A Ortodontia Preventiva íra atuar na causa primária da maloclusão, impedindo que o mau posicionamento dentário se estabeleça. 


Em adultos o tratamento segue uma linha corretiva, ou seja, o problema existe e não é possível utilizar o crescimento para tentar corrigi-lo ou minimiza-lo. Com a maloclusão instalada, lançamos mão de procedimentos para sua correção, trata-se da Ortodontia Corretiva. Nesses casos o tratamento pode ser um pouco mais prolongado dependendo dos fatores que estiverem associados. Entretanto, hoje em dia é possível lançar mão de procedimentos que aceleram a resposta ao tratamento ortodôntico diminuindo de forma significativa seu tempo. Veja mais sobre isso em Atualidades, Ortodontia Acelerada.

Não podemos deixar de falar sobre a Colaboração durante o tratamento. A adesão e assiduidade ao tratamento é uma das ferramentas mais importantes para se reduzir tempo de tratamento. Portanto, a utilização dos acessórios indicados, comparecimento as consultas, cuidados com o aparelho e a higiene bucal irão influenciar diretamente na duração do tratamento.